segunda-feira, 9 de março de 2009

Entrevista ao jornal Oaveiro.pt...

FUTSAL / II DIVISÃO NACIONAL

«Acredito que vamos atingir os nossos objectivos»

Esperança é a palavra de ordem → Começou por jogar futebol no Beira-Mar e no Taboeira, mas hoje é um dos jogadores mais influentes da equipa sénior de futsal do Gafanha. Chama-se Dário e acredita que a sua equipa vai garantir a manutenção na segunda divisão nacional

Acredita que o Gafanha pode garantir a manutenção na segunda divisão nacional de futsal?
Eu acredito que é possível até ser matematicamente impossível. Neste momento, estamos a um ponto da manutenção. Dependemos só de nós para alcançarmos os objectivos propostos no início da época e continuamos a lutar para que tal seja possível. Vivemos na época passada situação idêntica e conseguimos a manutenção. È difícil, mas com dedicação, esforço e com mais carácter conseguiremos a manutenção numa divisão difícil.

Porque é que esta época tem sido marcada pelos maus resultados?
Penso que a época não tem sido marcada pelos maus resultados. Acho que temos sido algo irregulares, o que impediu até agora a concretização de uma época mais calma e segura. Já realizámos boas exibições, mas temos vindo a cometer pequenos erros que se tornam fatais. Ainda na última jornada, tivemos uma derrota por 6-1, em Viana do Castelo, contra o Nogueirense, mas a equipa praticou um bom futsal, simplesmente a nossa ineficácia atacante, aliada a eficácia do adversário, decidiu o jogo. A falta de experiência neste escalão de alguns elementos, a juventude de outros e a saída de alguns jogadores importantes, são alguns factores que têm complicado as contas. Convém, no entanto, dizer que estamos a realizar uma temporada semelhante à anterior, onde conseguimos a manutenção na penúltima jornada. Ainda falta muito campeonato e acredito perfeitamente no grupo para atingirmos os objectivos propostos.

Como perspectiva o jogo de amanhã (17h30), em casa, frente ao Boticas?
É um jogo complicado, contra uma equipa que pratica muito bom futsal e que está bem encaminhada para a subida à primeira divisão nacional. Em casa, já conseguimos resultados positivos frente a equipas de topo, esperemos que este fim-de-semana volte a ser possível. Acredito que podemos surpreender.

Como é que lhe está a correr a temporada em termos individuais?
Está a ser uma temporada regular, algo que felizmente tem sido possível nestes anos em que represento o G.D. Gafanha. Sou um dos jogadores mais utilizadas pelo treinador e não tenho tido lesões, por isso, posso dizer, com naturalidade, que tudo corre pelo melhor.


Já é possível falar da próxima época?
Ainda é um bocado cedo para abordar a próxima época, mas espero que o G.D. Gafanha consiga a manutenção, porque é na segunda divisão nacional que merece estar. Em termos individuais, não posso adiantar nada, pois, como estou a tirar uma licenciatura na Maia, depende sempre do horário disponível que me permita treinar.

Quando terminar a carreira de jogador, prevê continuar ligado à modalidade?
Espero poder ficar ligado para sempre a esta modalidade, embora não ponha de lado a possibilidade de acompanhar outro género de desportos. Estou a tirar o curso em Educação Física e Desporto, o que me permitirá, de certa maneira, manter sempre o contacto com o desporto e em particular com o futsal.

Que mensagem quer deixar aos adeptos?
Aos adeptos em geral peço que acompanhem o futsal e promovam cada vez mais a modalidade. Aos adeptos do G.D. Gafanha deixo o apelo de que não parem de apoiar, como aliás têm feito, pois o contributo de todos é importante e só no final é que se fazem as contas.



→ FICHA TÉCNICA

Nome: Dário Augusto Almeida Leal Maio Macário
Naturalidade: Aveiro
Idade: 22 anos
Clubes: Beira-Mar e Taboeira (futebol de onze), G.D. Gafanha (futsal)
Posição: Universal
Profissão: Estudante universitário

Sem comentários: