Final de época espectacular do GAFANHA…
O Gafanha acabou a época tal como começou com um empate e três vitórias. Como o seu técnico sempre disse, quis o destino do calendário que nos jogos finais, se encontrassem as seis equipas que lutavam pela manutenção.
Quem planeasse melhor a época e chegasse mais forte á recta final tinha uma palavra a dizer.
Assim a nossa equipa depois de em 5 jogos somar sete pontos foi para a Póvoa como única equipa a depender só de si. O valor do adversário, transformava a nossa tarefa muito difícil, até porque nunca tinham perdido em casa, mas mais difícil se tornou quando verificamos uma vontade “ extensiva” de ganhar o jogo, o que nunca lhes tínhamos visto noutros jogos (Porque Será?).
Com o Gafanha apoiado por um público de dezenas de pessoas, que de forma incansável apoiaram a equipa do primeiro minuto até á festa final, a nossa equipa entrou de forma algo nervosa sofrendo o 1 – 0 logo no inicio. Apesar de ter conseguido o empate rápido por Dário, viria a sofrer mais dois golos muito consentidos. A perder por 3 – 1 a oito minutos do fim do primeiro temo o Gafanha soltou-se, foi para cima do adversário e não mais perdeu o domínio da contenda. Aos treze minutos Marco reduz para 3 – 2 e a 54`` com canto a nosso favor o mister Vilarinho pede um desconto de tempo para planear o último período. Com movimentos de aclaramentos à esquerda por várias vezes soltou Danny ou Marco para situações de 1/1 conseguirmos os desequilíbrios necessários para a 20`` Eddy encostar, estava feito o empate e resposta á verdade do jogo.
A segunda parte inicia com sinal mais do Gafanha, mas contra a corrente do jogo 3 perdas de bola a meio campo, eram os comandos de David Gonçalves, que marcavam primeiro aos 3´ e depois aos 8´. Pelo meio ficaram muitas perdidas de golo do Gafanha, que infelizmente foi ao longo da época, a maior brecha desta equipa.
Com o mister JV a rodar constantemente os seus atletas só com Marco e Hugo Alves a rodar com Danny, Eddy e Dário (Joca jogou todo o jogo).
Pretendíamos que quem saísse não estivesse tempo para arrefecer para dar sempre um ritmo elevado á partida. A equipa da Póvoa futsal aos poucos ia fraquejando e defendendo na zona da área como podia, acumulando faltas (a maioria sobre Eddy que esteve imparável, roubando penaltis e muitas faltas. Note-se que este miúdo fez 2 golos e só não fez muito mais por falta de confiança na hora de rematar). Apesar de Hugo Alves a 10´do final não marcar o penalty, sentíamos que o golo se aproximava e que a história estava a nosso favor. Assim aos 11´ Eddy reduz para 5/4 e de seguida Vilarinho aposta no Joca a jocker, que de forma irrepreensível comanda a equipa para o 6´de massacre com a bola várias vezes a ser tirada da linha do golo e com pelo menos três perdidas por Danny, a falhar o “Chapéu ao Guarda Redes Poveiro”. Com 17´de jogo e já com o jogo em 5/5 por golo de Dário, David Gonçalves percebe que era impossível parar o nosso jocker e jogou uma cartada inteligente ao responder com jocker para retirar a posse de bola ao GDG, estávamos a viver um período de jogo táctico com grande intensidade. Jorge Vilarinho manda pressionar a todo o campo e não deixa que o jocker saia do seu meio campo e não podia ter tido melhores resultados. Com 2´ por jogar Danny ganha a bola ao GR e serve Marco que encosta… Pela primeira vez o GDG estava a ganhar, faltava pouco mais de 2´ para que esta grande equipa cumprisse o seu objectivo.
Com Joca a voltar ao seu posto e Gramata a recuperar a baliza os bravos gafanhotos lutaram galhardamente para segurar até final a curta mas justa vantagem, dando o corpo às balas pressionando sempre a bola e tendo ainda um momento para a sorte que souberam merecer quando a 26´´ do fim a bola bate violentamente na trave e as duas recargas que se seguiram foram repetidas com Eddy e Danny a lançarem o corpo e a levar com a bola.
Recuperar 3 vezes o jogo com a Póvoa futsal foi no mínimo FANTÁSTICO…
Análise individual:
GRAMATA: Bom jogo, a transmitir serenidade á equipa e a ser decisivo quando se perdia por 5/3 e defendeu lance com Rodrigo isolado desde o meio campo.
DÁRIO: Dois golos, lutou até á exaustão, apesar de ter saído com cãibras, ainda voltou ao jogo para o último suspiro.
EDDY: O nosso “pretinho” tem uma alma enorme, fez quilómetros, lutou, roubou faltas, fez dois golos, recuperou bolas e ainda falhou várias oportunidades de golo. Terminou o jogo agarrado ao mister a chorar intensivamente uma vitória arrancada a ferros… É isto que é ser do GAFANHA DESDE PEQUENINO…!
JOCA: Grande baixinho, grande capitão, grande espírito de sofrimento – Para quem dizia que o Joca este ano não esteve ao mesmo nível quero que se saiba que jogou lesionado e com grande sofrimento mais de três meses. Grande liderança com o poder excelente...
DANNY: Voltou a jogar com alegria o que se reflectiu claramente nos seus fortes desequilíbrios. O melhor marcador da época desta vez ficou em branco mas 4 assistências em 6 golos conseguidos é mais importante que marcar golos. Deixou a pele e os ossos na Póvoa e ainda teve força para festejar alegremente com a equipa e com a claque. Com o jocker foi impecável a fazer o apoio do centro, pondo a cabeça em água aos Poveiros.
HUGO ALVES: Não tendo feito um inicio de jogo ao seu nível actual, viria a ser um guerreiro á moda antiga. Quando a equipa estava a perder por 5/3 ele foi o primeiro a tocar o alerta carregando a todo o gás nos adversários, usando o corpo como ninguém, ajudando a nossa equipa de forma clara a empurrar o Povoa para a área. A jogar com jocker, haveria de cumprir de forma impecável e concentrada a função que lhe estava destinada não perdendo uma única bola e sendo acima de tudo muito eficiente, pode realçar com tudo isto que é um jogador que joga futsal pelo primeiro ano.
MARCO FERNANDES: Desiquilibrador e rematador nato, jogador de grande qualidade que se quisesse jogava na equipa que ele escolhe-se. Fez 2 golos deu um golo a marcar após trabalho individual magnifico, ajudou a defender.
NELSON, DANIEL TORRÃO, COSTA, JOÃO CARAPINHA, PETER, MISTER BRUNO, JUBILADO, ERMELINDA, CARLOS SOARES, BI, HUGO MARTINS.
Elementos da equipa que apesar de não terem jogado por opção foram muito importantes no apoio aos que jogaram e na forma exemplar como contribuíram, nestes últimos 15 dias para que este êxito fosse possível.
Á claque que nos apoiou, um abraço muito forte e aceitem esta vitória como sendo também vossa.
Aos directores do clube presentes na Póvoa queremos também agradecer o vosso apoio.
Á TEKA, que ofereceu o jantar á nossa equipa no final do jogo também os nossos agradecimentos.
Ainda muito especial agradecimento as pessoas que nos criticaram ao longo da época, que nos mandaram desagradáveis mensagens anónimas nas vésperas de todos os jogos decisivos, pois esta vitória, é também para esses… Pela força que nos deram, pelo orgulho que nos feriram, pois foram esses que nos tornaram mais fortes e unidos, bem hajam e continuem a lembrar-se de nós, pois estamos no TOPO.
Agradecimentos a Todos os nossos Patrocinadores, SEM EXCEPÇÃO mas em ESPECIAL aqueles que em tempos tão difíceis nunca nos falharam:
· MUNICIPIO DE ILHAVO
· JUNTA FREGUESIA DA GAFANHA DA NAZARÉ
· LIBERTY – SEGUROS
· VILARINHO & IRMÃOS
· ILHAMAR
· SERITEL – Artes gráficas
· SPORTIS
· RÁDIO TERRA NOVA
· DIÁRIO DE AVEIRO
· LUIS ÓPTICA.
Juvenis: Angeja 1 x GDG 2
Há 12 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário