sexta-feira, 23 de julho de 2010

Torneio GDG: Liga dos Últimos



Café Luz do Sol 5-3 Laranjinhas
Café Luz do Sol: Emanuel [GR]; Bruno Conde, Tiago Antunes (1), Flávio Ferreira, Hugo Domingues (3) - Ilídio Rodrigues (1), Gervásio Cassamá
Laranjinhas: Jorge Parracho [GR]; Adão Oliveira, Simão Teixeira (1), André Graça (2), Emanuel Oliveira - Carlos Teixeira [GR], João Soares

A equipa do Café Luz do Sol venceu a prova suplementar designada por "Liga dos Últimos" da edição deste ano do Torneio de Futsal do GDG.
Na final dos últimos, que no fundo apurava o 9.º classificado do torneio, o Café Luz do Sol superiorizou-se à formação dos Laranjinhas, revelando maior entrega e dedicação que o adversário.
Referência para os golos apontados por Tiago Antunes e Hugo Domingues, que os colocam, de momento, na liderança dos marcadores (10 golos).

3 comentários:

Anónimo disse...

Na minha opinião, o torneio no formato do ano passado era muito mais apelativa, claro que vai haver sempre equipas superiores e equipas inferiores. E se foi com a intenção de jogar mais jogos as equipas mais fracas, houve na mesma equipas, falando das que não passaram da fase de grupos, a fazer na mesma os 4 jogos, onde se existe-se taça os fariam na mesma. O que de este ano existiu de negativo, a meu ver, foi algumas equipas que se qualificaram do grupo realizarem menos jogos do que as equipas que não passaram. Mas claro não se pode agradar a todos, mas isto leva a cada vez menos existirem qualidade no conjunto inscrito, como se viu esta a descer na edição de este ano. Isto pode não estar directamente relacionado com o formato do torneio, mas este certamente não ajuda nisso.
A equipa que venceu a 'Liga dos Últimos' teve todo o seu merito, mas como o blog faz referencia não passa de um nono lugar.

joão tiago disse...

A edição deste ano deixou algo a desejar em termos de nível das equipas, mas a verdade é que estas também não foram regulares. Houve equipas que passaram dos grupos e, por terem jogadores envolvidos em "milhares" de torneios, chegaram à fase a eliminar e praticamente nem deram luta. Também é preciso ver por esse lado.

A intenção da organização com este novo formato era proporcionar às equipas um torneio mais "leve". Não queríamos uma maratona de jogos que praticamente só servem para encher e para chatear toda a gente (jogadores, árbitros, organização e público). O formato do ano passado não era mais "apelativo", era mais cansativo! Uma maratona com 3 ou 4 jogos todos os dias, durante mais de um mês, torna as coisas chatinhas... Com este formato e com menos jogos, consegue-se um torneio com dias intercalados e que satura menos os envolvidos.

Digamos que este formato foi um "piloto" para os anos que aí vêm. Na minha sincera opinião, estamos mais perto de um formato ideal.

Para o ano regressará a Taça para juntar ao Campeonato, sendo que o Campeonato voltará a ter uma fase de grupos com 3 ou 4 jogos no máximo por equipa.

A "Liga dos Últimos", experimentada este ano, é que deverá ser readaptada. Do género, os eliminados de cada grupo irão ter mais um jogo para definir as suas classificações, por exemplo:

Dois melhores terceiros: jogo do 9.º e 10.º lugares
Outros terceiros classificados: jogo do 11.º e 12.º lugares

Dois melhores quartos classificados: jogo do 13.º e 14.º lugares
Outros quartos classificados: jogo do 15.º e 16.º lugares

Assim ficariam definidos os lugares entre os "últimos" sem ser preciso recorrer a mais jogos. E haveria ainda Taça para toda a gente e uma "nova oportunidade" para as equipas boas que têm deslizes aqui ou ali ou não têm sempre os jogadores disponíveis.

O ano que vem será certamente melhor. Mas este ano, apesar do formato não ter agradado a todos (é impossível) também já recebeu elogios das equipas que são mais regulares e que, com alguma consistência, estão nas meias-finais. Mas para o ano o formato será diferente, é ponto assente.

Obrigado pelas críticas e pelo feedback.

Anónimo disse...

Uma sugestão, podiam colocar as fotos das equipas que participaram.