quinta-feira, 10 de setembro de 2009

"Joca" o nosso capitão...

Receita de "Joca", aos nossos jovens: "Que trabalhem, que se divirtam e que vejam o desporto com uma ocupação em que se conseguem grandes amizades e se ganha o respeito de muita gente. "


(G.D. Gafanha) 1- Como é que surgiu o Futsal na tua vida?
(Joca) - Sendo um jogador já com alguma idade o Futsal surgiu ainda como “ futebol de Salão” participando nos diversos torneios de verão existentes. Com a vinda para a Universidade e consequente participação nos Campeonatos Nacionais Universitários passei a ter contacto directo com a realidade do futsal, tendo acompanhado a sua evolução na última década.

G.D.G. 2 – Quais são os seus objectivos para esta época?
Joca – Colectivamente, olhando para a realidade da 2ª divisão nacional, o objectivo passa pela manutenção. A nível pessoal realizar mais uma época nos nacionais penso que já é um objectivo concretizado.

G.D.G. 3 – O que seria um mau resultado para o Gafanha?
Joca – Penso que um mau resultado, mais do que não conseguir a manutenção, seria a não evolução do Gafanha como clube, particularmente a secçaõ. Neste ponto refiro-me mais concretamente à melhoria de condições de trabalho de todos os escalões, à divulgação do nome da instituição, ao apoio a ser prestado pelas diversas Instituições públicas e particulares do concelho e por fim ao aumento do número de apoiantes a acompanhar as equipas, assistindo aos jogos e ajudando nos momentos de maior dificuldade.

G.D.G. 4 – O que é que o jogador de Futsal tem de ter a mais que um jogador de Futebol de 11?
Joca – As modalidades, ao contrário do que acontecia à alguns anos, têm de ser vistas como modalidades diferentes. O jogador de futsal não tem que ter nada a mais relativamente ao jogador de Fut 11, devem é ser diferentes. As condicionantes envolvidas em cada modalidade assim o exigem.

G.D.G. 5 – O que tens a dizer aos Adeptos? E o que podem esperar eles dos Séniores do G.D. Gafanha?
Joca – Se estivesse a responder para um jornalista profissional teria que dizer “Trabalho, Trabalho, Trabalho,..”, mas sendo para um colega de equipa só que tudo faremos para que o nome do clube siga sendo respeitado pelos pavilhões deste país, dignificando, com a disputa de todos os jogos de uma forma séria, o nome do GDG.

G.D.G. 6 – Quais são os dois ou três episódios mais importantes da sua vida como jogador?
Joca – No que se refere ao Futsal, a conquista do CNU (Campeonato Nacional Universitário), a realização do jogo no Pavilhão da Luz contra o Benfica e os diversos objectivos alcançados a nível colectivo pelo GDG (subida e manutenções).

G.D.G. 7 – Qual o teu clube do coração?
Joca – F.C Porto

G.D.G. 8 – Esta época o Futsal está mais competitivo?
Joca – Claro, a cada ano que passa vai-se notando a evolução da modalidade, a chegada de brasileiros de qualidade bem como a evolução dos métodos de trabalho têm tido reflexos muito positivos na qualidade do futsal praticado pela maioria das equipas. Evidência disso a evolução que tenho notado na qualidade da “canalhada” que comigo tem treinado nestes últimos anos.

G.D.G. 9 – Quem é o teu Ídolo?
Joca – Na minha idade já não temos muitos ídolos. No futebol admirei vários jogadores, talver a principal referência seja o Michel antigo jogador do Real Madrid.

G.D.G. 10 – Preocupas-te com a tua imagem?
Joca – Não tanto a nível físico. Preocupo-me com a imagem que vou deixando pelos locais onde passo, tento deixar uma imagem o mais “amigável” possível. Penso que o tenho conseguido.

G.D.G. 11 – Quando terminar a sua carreira, pretende continuar ligado ao Futsal?
Joca – Gostava, vamos ver o que é que o futuro nos reserva. Mas como ainda tenho 5 anos para pensar no assunto penso que ainda é cedo.

G.D.G. 12 – O que é que faltou ao Gafanha na época passada para fazer uma época mais tranquila no campeonato?
Joca – Sorte, experiência e mais alguma dedicação.

G.D.G. 13 – E este ano o que é que o Gafanha tem de melhorar para garantir a manutenção rapidamente?
Joca – Mais um ano de experiência, que fará com que saibamos os erros que foram cometidos, obrigando-nos a encontrar soluções para que estes não se repitam. A chegada de novos atletas com ambições renovadas, e a vontade que os mesmos possam ter para evoluír. A confiança que adquirimos ao termos conseguido atingir os objectivos mais uma ano, sendo já o 4º ano em que os objectivos foram minimamente conseguidos.

G.D.G. 14 – Que achas dos novos talentos que tem surgido no Gafanha?
Joca – È preciso dar tempo ao tempo. Uns demonstram mais qualidade técnica e táctica que outros, mas ainda é cedo para avaliar individualmente. Penso que mais importante será a disponibilidade que cada um tenha para aprender e cooperar para que a equipa atinja os seus objectivos.

G.D.G. 15 – Melhor momento da carreira:
Joca – Já referenciado, a conquista do CNU.

G.D.G. 16 - Pior momento da carreira:
Joca – 2 Anos de lesões sucessivas.

G.D.G. 17 – Que conselho dás aos jovens da formação do Gafanha…
Joca – Que trabalhem, que se divirtam e que vejam o desporto com uma ocupação em que se conseguem grandes amizades e se ganha o respeito de muita gente.

G.D.G. 18 – O que significa a braçadeira de Capitão:
Joca – Velhice. Sou mais um, o facto de ser capitão aumenta a responsabilidade que tenho dentro do grupo. Dos anos que levo de desporto e de vida tento tirar algo de positivo para transmitir aos meus colegas, principalmente os mais novos.

Algumas curiosidades:

Prato Favorito: Prego no prato
Cor Preferida: Azul
Clube do Coração: FC Porto
Ídolo Desportivo: Michel
Animal de Estimação: Zuka
Passatempo Favorito: Qualquer tipo de Jogo
Número de preferência: 6
Uma virtude: Teimoso
Um defeito: Teimoso
Um Obrigado ao “Joca” pela sua disponibilidade que teve a dar a entrevista.


Desejo de uma época feliz e com muito sucesso.

2 comentários:

Serginho disse...

Joca,

És uma pessoa espectácular!!!

Por onde passas, e com quem convives, deixas de facto uma agradável "imagem" de ser humano.

Um abração

Serginho Ex. GDG.

Anónimo disse...

Forca capitao tu mereces tudo.A trabalhares com esta atitude nao ha puto que te ultrapasse.Vais fazer a melhor epocada tua vida.